Sua empresa vai exportar? Prepare-se para calcular o preço de exportação corretamente e saiba explorar as vantagens de ser uma empresa exportadora! Este valor vai muito além da conversão para a moeda estrangeira.
Dica 1: Desconsidere alguns custos que a empresa tem para vender no mercado interno. É isso mesmo que você leu! Alguns custos não incidem no cálculo de exportação! São exemplos os impostos PIS, COFINS, IPI, entre outros custos.
Dica 2: Analise o INCOTERMS que utilizará, ou seja, a venda incluirá custo de frete e seguro (Venda CIF)? Ou o comprador será responsável por retirar na sua fábrica ou loja (Venda EXW)? Deste modo, você consegue negociar condições de venda mais competitivas!
Dica 3: Observe as regras específicas do país do comprador. Afinal, algumas exigências documentais, como Certificado de Origem e requisitos de etiquetas podem acarretar custos adicionais ao seu produto. Verifique com o comprador (importador) quais são as exigências e não esqueça de adicionar no cálculo.
Lembre-se que, ao exportar, sua empresa pode se beneficiar dos ganhos em moeda estrangeira e sazonalidades que podem ocorrer no mercado interno. Use o câmbio a seu favor!
Tem dúvidas em como se tornar uma empresa exportadora? A Mantri pode assessorar o seu negócio para a melhor tomada de decisão! Seja competitivo e atue no mercado internacional!